top of page

Quem Somos

Surgimento

 

Universitários Vão à Escola (UVE) é um projeto de extensão que surgiu em julho de 2005 a partir da iniciativa de alunos da Universidade de Brasília após conhecerem os moradores de Itapoã e terem contato com a realidade social daquela comunidade. 

 

Em nosso primeiro ano de vida, utilizávamos o método tradicional de aula - o projeto identificava-se apenas por um reforço escolar para crianças de comunidades carentes.

 

Entretanto, após as avaliações também tradicionais das/os alunas/os, as observações das/os membros do projeto e a reformulação do próprio conceito de método, percebemos que o tradicional não trazia resultados significativos.

 

Assim, o grupo de 2010 decidiu rever as formas de atuação do projeto e inovar no conceito de educação, inspirados pelas propostas de ensino da Escola da Ponte.

O Projeto hoje​

 

Universitários Vão à Escola (UVE) é um projeto de extensão interdisciplinar que tem como principal atividade o diálogo horizontal emancipatório com crianças e adolescentes de Itapoã-DF, visando a construção de autonomia e de cidadania transformadoras.

 

Visamos trazer o conhecimento e tratar de temas recorrentes em nossa sociedade de forma inovadora com as crianças, estimulando-as cada vez mais a se aceitarem como “sujeitos” de importância fundamental para uma revalorização da vida em sociedade. Instigamos também o desenvolvimento de um sentimento de autonomia na criança com relação à sua própria formação.

Promotoras/es da autonomia

 

Buscamos um método educacional que proporcione prazer nas atividades de educação e uma maior autoestima.

 

A filosofia consiste em construir um sentimento de participação social e político nas crianças, de modo a promover a autonomia e a cidadania, além de promover intercâmbios sobre temas do dia-a-dia e da realidade da comunidade.

O método não é um fim em si mesmo, não é único e nunca está pronto, ou seja, está sempre sujeito a melhor se adaptar ao tempo, ao espaço e aos atores sociais da educação. O método é uma contínua construção que norteia ou limita a forma de agir de acordo com os objetivos.

bottom of page