top of page

Eventos

Festival de Tortas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O projeto Universitários Vão à Escola – UVE, como um grupo autônomo e independente, mantêm-se a partir de doações de membros e pessoas simpáticas ao projeto.

 

Uma das formas adotadas para divulgar o projeto, seus propósitos e as atividades que desenvolvemos, além de atrair novos membros, é a realização de Festivais de Tortas.

 

Organizados uma vez a cada semestre letivo da Universidade de Brasília, na entrada norte do ICC – espaço popularmente conhecido como Ceubinho – durante os três turnos de aulas (manhã, tarde e noite), os festivais contam com tortas produzidas e doadas pelos membros do projeto, assim como com doações da comunidade externa que deseje colaborar com o grupo.

 

Semana Universitária

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evento promovido pela UnB com intuito de integrar a universidade e a comunidade, geralmente durante o segundo semestre letivo. Conta com oficinas, palestras, apresentações, exposições e atividades de diferentes grupos e projetos, em todos os campus da universidade.



A UVE costuma desenvolver uma oficina no campus Darcy Ribeiro para todos/as aqueles/as interessados/as em conhecer melhor o projeto.



Em 2012, com o tema Ciência, Inovação Tecnológica e Sociedade: o projeto UnB 50 décadas depois, promovemos a oficina chamada "Universitários Vão à Escola da Ponte", com intuito de apresentar a metodologia e filosofia da Escola da Ponte, de Portugal, uma inspiração para as atuações da UVE.

 

Reuniões da Diretoria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realizadas quinzenalmente, das 19 às 21h, em local variável, as reuniões da diretoria se atém as pautas burocráticas necessárias para o andamento do projeto.



As/os diretoras/es são eleitos semestralmente e, como o projeto pretende ser horizontal, não são hierarquicamente superiores aos outros membros.



A reunião da diretoria é aberta a todas/os. Caso se interesse, mande um e-mail para comunicação.uve@gmail.com e será informado sobre a próxima reunião e seu respectivo local de realização.

 

Formação Kids

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O exercício da UVE se dá através de todos/as os/as membros/as do projeto. Quando a referência é geral, há de se incluir as crianças também. Elas trabalham mutuamente com os/as demais membros/as do projeto, universitários/as ou não, no tipo de construção do conhecimento proposto pela UVE.

 

Para que haja essa construção, precisa-se de uma sintonia entre os/as participantes do projeto. Como as crianças também fazem parte dessa construção, uma formação com elas é necessária para que sejam apresentados os princípios norteadores da UVE e a educação que se almeja passar. A Formação Kids vem com intuito de estruturar essa base para que as atividades se desenvolvam com maior eficiência.

 

Uma semana, antes do início das atividade, é dedicada então para a realização desse objetivo. Elabora-se um espaço para que as crianças não fiquem dispersas dentro do projeto e que saibam que estão participando de algo muito maior, mais que simples atividades. A formação kids é realizada no espaço das atividades, semanais com as crianças.

 

 

Formação Interna

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um momento para os orientadores da repensarem o projeto, estudarem as baes de teóricas, as conquistas, as falhas, os objetivos e nosso papel como extensionistas.

 

Em formato de reunião ou imersão de final semana, conhecemos mais os desafios que a UVE tem a superar.

semana-universitaria
festival-de-tortas
reunioes-da-diretoria
formacao-kids
formacao-kids

Reuniões semanais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As reuniões dos membros da UVE são realizadas aos sábados (12h-14h), visando o tratamento de temas relevantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do projeto.

 

Um primeiro momento é dedicado à discussão de textos, vídeos e outros recursos, geralmente, com enfoque no processo educativo, servindo de parâmetro para as pesquisas realizadas. Já o segundo momento é reservado aos pontos de pauta previamente selecionados, incluindo o dia-dia das idas à Itapoã, perspectivas futuras, planejamentos.

 

É um espaço democrático e horizontal, em que todos os participantes são livres para expor pensamentos, discordar, questionar e propor novas ideias.

A reunião é aberta a todos! Para comparecer, basta enviar um e-mail para comunicacao.uve@gmail.com para ter informações sobre o local, em geral na FD, Postinho, Reitoria ou Beijódromo.

 

​Festas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nada mais justo do que terminar o fim de semestre com uma confraternização.

 

Tradicionalmente, encerramos o primeiro semestre com uma festa junina e o segundo com uma festa de Natal. Com comida, brincadeiras e muita alegria, orientadores/as, crianças e suas famílias passam uma tarde agradável em Itapoã.

 

As festas são abertas para toda a comunidade, por isso, já é de costume que amigos/as e vizinhos/as das crianças compareçam, além de interessados/as em conhecer o projeto. No segundo semestre contamos, ainda, com a festa de dia das crianças. Normalmente uma festa menor, porém, não menos divertida!

​

​Bazar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda no intuito de divulgar as atividades da UVE, promovemos também os bazares, que se mostram também uma ótima oportunidade para arrecadar fundos.

 

Neles vendemos toda a sorte de doações, obtidas através de parcerias com instituições como o CADir, a preços simbólicos à comunidade.

 

Assim como as festas, todas/os as/os interessadas/os podem participar - na verdade, é o ideal: quanto mais pessoas, mais gente tem oportunidade de conhecer o projeto!

 

Passeios

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As atividades com as crianças vão além do espaço em Itapoã. Uma vez por ano, se estendem a outros lugares criteriosamente escolhidos para lhes proporcionar experiências distintas de suas realidades cotidianas.

 

Esses passeios são oportunidades enriquecedoras tanto para as crianças como para os orientadores participantes do projeto, proporcionando momentos de integração afetiva, social e cultural.

 

No último passeio, em dezembro de 2012, por exemplo, as crianças foram levadas para um tour pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Em uma visita ao Museu de Anatomia, assistimos um filme sobre reprodução humana e tivemos contato com próteses e, até mesmo, exemplares reais de partes do corpo humano. Buscando despertar e incentivar o interesse pelo saber, pelo descobrir e pelo questionar.

 

CineUVE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

​A atuação do projeto não deve se prender somente dentro da UnB e na comunidade de Itapoã. A UVE pretende fazer uma abordagem bastante ampla com intuito de apresentar o projeto aos mais diversos interessados.

 

Para que se concretize esse objetivo, o CineUVE apresenta-se como instrumento de divulgação para a sociedade em geral. É um evento de projeção de filmes e debates sobre as produções audiovisuais. Realizado com a temática abordada pelo projeto, seu objetivo é expandir os horizontes de debate dos temas em questão, tanto para membros/as quanto para externos/as.

 

Os filmes escolhidos buscam retratar os alicerces da UVE e a metodologia, embasada na educação lúdica, utilizada nas atividades, bem como temas relacionados à realidade social brasileira, a universidade e a educação em geral. Assim, busca-se expandir os horizontes de debate dos temas em questão, tanto para membros quanto para externos/as. 

 

Até hoje só tivemos uma edição do evento, contando com a participação apenas de membros/as. Na ocasião o filme projetado e debatido foi “Escritores da Liberdade”. Hoje, uma nova edição do evento, aberta à comunidade externa, está sendo construída.

reunioes-semanais
festa
passeios
cineuve
passeios
bottom of page